Marcadores

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Transporte dos acorianos a Santa Catarina

      O número das pessoas, já inscritas nos transportes, prometia um grande lucro financeiro para os proprietários dos navios. A Corte Lisboeta recebeu muitas propostas para que os transportes fossem efetuados.

O primeiro contrato de transporte de 1.000 pessoas, foi assinado no dia 7 de agosto de 1747 entre a Corte Lisboeta e Feliciano Velho Oldenberg. O Assentista iniciou o cumprimento do contrato com o transporte feito em 1747 pelos barcos “Jesus, Maria, José” e “Santa Ana e Senhor do Bonfim”, que em dois dias completaram a sua capacidade e levaram a bordo um total de 473 pessoas. Seria uma viagem longa e difícil, mas repleta de esperanças e sonhos de uma vida melhor. 

Em menos de três meses e mais de 8.000 quilômetros, os navios atingiram a Ilha de Santa Catarina, infelizmente o elenco não estava completo – 12 pessoas morreram na viagem. Em 1748, foi feito o segundo transporte pelo mesmo contrato. Os barcos “Jesus, Maria e José” e “São Domingos e Almas” levaram 590 pessoas e apenas 506 chegaram vivas ou seja84 pessoas morreram! O terceiro e o último transporte de Feliciano Velho Oldenberg foi feito pelo barco “Jesus, Maria, José”, trazendo ao Brasil 230 pessoas.

A alta taxa de mortalidade nas viagens foi causada por vários motivos – os barcos não possuíam espaço suficiente para todos a bordo; a quantidade de água era limitada e a higiene, mínima; as câmaras limpadas diariamente pelas mulheres permaneciam molhadas, resultando em problemas respiratórios devido à umidade do ar; a falta de comida fresca, frutas, legumes e vitaminas, causava fraqueza física e durante a 14 longa viagem muitos adoeciam de febres, infecções intestinais, pneumonias, crises de fígado, escorbuto ou avitaminose. Muitas vezes o destino dos açorianos parecia igual ao dos escravos da costa africana, que os negociantes levavam para a colônia brasileira. Muitos deles morriam durante a longa viagem por causa do mal de Luanda, doença que atingia fracos e fortes, homens e mulheres.

Depois do segundo transporte, Feliciano Velho Oldenberg começou a ser criticado pelas autoridades sobre as condições desumanas nos barcos, perdendo para outro comerciante a possibilidade de assinar o próximo contrato de transporte para 4. 000 açorianos.
O novo contrato de transporte para 4.000 pessoas das Ilhas dos Açores à Ilha de Santa Catarina foi assinado dia 3 de Julho de 1749 com Francisco de Souza Fagundes.

-O primeiro transporte do Francisco de Sousa Fagundes foi feito em dezembro de 1749 por três barcos“Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora do Rosário”, “Nossa Senhora da Conceição e Porto Seguro” “Sant’Ana e Senhor do Bonfim”, que levaram um total de 1. 300 pessoas, mas desembarcaram apenas 1.066

Os navios vieram com 234 pessoas à menos ou seja, nem com o novo Assentista foi resolvido o problema da mortalidade nas viagens! 

-O segundo transporte, do contrato com Fagundes, também foi feito pelos mesmo navios, os quais entre dezembro de 1750 e janeiro de 1751 entraram no porto da Ilha de Santa Catarina. De 1480 pessoas embarcadas 21 morreram

Em 1752, vieram os navios “Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora do Rosário” e “Nossa Senhora da Conceição e Porto Seguro” com total de 
1. 000, de 1. 187 açorianos que embarcaram nas Ilhas. Com este transporte, o contrato de Francisco de Souza Fagundes foi completado. 

Durante os três transportes o Assentista levou à Ilha de Santa Catarina em total 4. 224 pessoas.

Segundo os Historiadores:













 Se acrescentarmos este número com o número de pessoas vindos através de Feliciano Velho de Oldenberg, teremos um total de 5. 437 açorianos que vieram à Ilha de Santa Catarina entre os anos 1749 –1752Ainda antes de ser completado o transporte de 4. 000 pessoas, o Conselho Ultramarino assinou mais um contrato com Francisco de Souza Fagundes para transportar mais 1. 000 açorianos à Ilha de Santa Catarina

O contrato foi assinado dia 8 de setembro de 1751 e efetuado em 1752 pelos navios “Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora do Rosário” e “N.Sra. da Conceição e Porto Seguro” que em total levaram ao Brasil 1. 100 pessoas.

Desde o início da colonização, o Governador de Santa Catarina pedia a Corte Lisboeta, que lhe enviasse homens – soldados, para serem utilizados nas fortalezas recém construídas. O pedido foi ouvido somente alguns anos mais tarde, quando Francisco de Souza Fagundes obteve mais um contrato para transportar 500 madeirenses, 300 dos quais eram soldados.

 Em 1756, o navio com 520 pessoas embarcou à direção do Brasil, mas nunca chegou ao seu destino – naufragou no litoral da Bahia, na foz do rio Joanes e os madeirenses, que estavam indo com toda a esperança de uma vida melhor, morrem todos no naufrágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário